O Grupo de Pesquisa Multimundos tem um caráter multi e interdisciplinar e busca compartilhar experiências com diferentes pesquisadores, não apenas em congressos de especialistas de uma determinada área, cujas pesquisas estão já consolidadas ou em processos de execução, mas, sobretudo, com grupos interdisciplinares e interculturais, com atuação no “durante”, isto é, no processo de construção de uma pesquisa, em sua configuração, reconfigurações, definições de procedimentos metodológicos, condução e análise de resultados. É um diálogo no fazer, com trocas de experiências de implantação de modelos de trabalhos colaborativos, com destaque para a diversidade de pesquisadores e trocas de conhecimento.
Com debates, publicações em periódicos, livros, teses e dissertações, nosso campo de interesse abarca as principais tensões contemporâneas, em especial nas áreas da comunicação, filosofia, Educação e artes. Nos últimos anos pesquisadores do Grupo Multimundos participaram de eventos internacionais e organizaram quatro seminários, também internacionais, com a participação de pesquisadores de Barbados, Espanha, Portugal e México. Juntamente com outros 16 grupos de pesquisa de diferentes universidades brasileiras, Multimundos integra a Rede de Grupos de Pesquisa RedCom (https://www.encontroredcom.com.br/).
Em 2015, quando o audiovisual já dava sinais de vitalidade e empoderamento nas redes sociais, os pesquisadores Benedito Dielcio Moreira e Pedro Pinto de Oliveira iniciaram uma discussão sobre a ausência de produtos audiovisuais contendo os resultados de investigações científica de diferentes áreas, uma prática de comunicação entre cientistas centrada exclusivamente no texto escrito e publicado em livros ou periódicos. Iniciou-se então, naquele ano, o que veria a ser mais tarde batizado de Ensaio Audiovisual Científico. Com publicações e discussões internacionais já em estágio mais avançado, discute-se agora modelos de roteiros que contemplem as técnicas de cinema e o rigor científico na disseminação de ciência. Atualmente o professor Pedro Pinto atua na Sección de Teoría y Métodos de Investigación en Comunicación (TMIC) da Asociación Española de Investigación de la Comunicación (AE-IC), em que discute as novas formas de comunicar ciência.
O grupo de professores que coordena o Multimundos atua no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO e na Faculdade de Comunicação e Artes – FCA da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT