
Pesquisador do Multimundos, Doutor em Cultura pelo ECCO, é convidado para V Circuito Fotográfico de Medellín: RE-EXISTENCIAS
- Post by: multimundos
- junho 7, 2023
- No Comment
O prof. Dr. Vinicius André da Silva Appolari, doutor em Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), foi convidado para ser um dos palestrantes do Circuito Fotográfico de Medellín: RE-EXISTENCIAS organizado pela Fundação Universitária de Bellas Artes.
Appolari participará do segundo componente do V Circuito Fotográfico, Mediação/Treinamento/Interação, ou seja, desenvolverá uma oficina de pesquisa-criação fotográfica sobre cultura popular e espaço urbano entre os dias 05 e 16 de junho na cidade de Medellín, na Colômbia.
A temática da oficina será fotografia urbana: “Iremos explorar técnicas e processos criativos dos fotógrafos contemporâneos para realizar pesquisas de alguns conceitos, de algumas técnicas para aplicaçãoprática”, conta o Vinicius Appolinari.
As atividades realizadas na oficina resultarão em uma exposição dos alunos participantes. A previsão é que tenha um público de 25 participantes da Fundação Universitária de Bellas Artes. Ele acrescenta que também ministrará duas palestras “Fotografia Contemporânea Brasileira” e “Fotografia e Decolonialidade”. Dois temas desenvolvidos em tese de doutoramento.
Appolinari defendeu a sua tese de doutorado em 2022 com o tema “A dialética da fotografia contemporânea no Brasil: Uma proposta decolonial para a fotografia e seus discursos” sob a orientação do professor Dr. Benedito Dielcio Moreira.
O objetivo da tese foi compreender os possíveis elementos de decolonialidade presentes na fotografia e crítica de fotografia brasileira, analisar o processo dialético da fotografia contemporânea, analisar no período de 2020 e 2021 as exposições digitais e espaços digitais de visualização de obras de arte a partir dos discursos e leitura de obras fotográficas na internet.
A decolonialidade é uma teoria e postura política que defende que os povos das nações do sul global vivem sob influência valorativa das potências imperialistas. A movimentação por uma arte decolonial ocorre com a fusão entre o popular, o político e o estético. Atualmente Vinicius Appolinari é professor de Artes do IFMT – Campus Lucas do Rio Verde e professor bolsista da Unemat de Artes Visuais na Educação a Distância (DEAD).
Por Juliana Michaela