Projeto Educomunicação, Ciência e outros saberes discutiu com a comunidade escolar o uso das novas tecnologias

Projeto Educomunicação, Ciência e outros saberes discutiu com a comunidade escolar o uso das novas tecnologias

O projeto Educomunicação, Ciência e Outros Saberes foi desenvolvido entre 2015 a 2018 pela Universidade Federal de Mato Grosso, em parceria com a Secretária de Estado de Educação (Seduc) em seis municípios da Baixada Cuiabana. O projeto envolveu o uso de tecnologias, dispositivos móveis e redes sociais, como um novo modo de ensinar e aprender.

A educomunicadora e jornalista, Tania Rauber, conta no vídeo Educomunicação na cidade e no campo, disponível na página do grupo de pesquisa Multimundos no Youtube, sobre a experiência dos estudantes de Mato Grosso no projeto. Dentre as atividades, os alunos participaram de aulas de campo com o uso de celular para gravar as experiencias, vivências e entrevistas que realizaram.

A proposta do projeto, iniciado em 2015 até 2018 pelo professor doutor da UFMT Diélcio Moreira e encampado pela Seduc, foi o de utilizar o aparelho celular como uma ferramenta de estímulo ao estudo, à pesquisa e ao domínio de tecnologias para uso didático. O projeto atendeu nove escolas urbanas e rurais da rede estadual: Cuiabá, Várzea Grande, Jaciara, Acorizal, Jangada e Santo Antônio do Leverger.

O objetivo do projeto foi potencializar o protagonismo na vivência de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, por meio do uso de tecnologias, dispositivos móveis e redes sociais, aliado aos saberes tradicionais de cada região.

O projeto contemplou três eixos de atuação: “Arte e Tecnologias”, “História e Comunidade” e “Vida e Natureza”. A divulgação das atividades e produções desenvolvidas nas oficinas ocorreu por meio da página do projeto, aplicativo para celular e uma enciclopédia virtual, aos moldes da Wikipédia, desenvolvidos em conjunto com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Juliana Michaela L. Vieira – Jornalista e doutoranda do PPGECCO com informações da Ascom/UFMT

Categories: Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *