
Pesquisador do Multimundos participa de congresso na França com ensaio audiovisual científico sobre a extrema direita no Brasil
- Post by: multimundos
- julho 7, 2023
- No Comment
O Professor Doutor Pedro Pinto de Oliveira fala sobre a experiência do ensaio audiovisual científico no Congresso da IAMCR, neste mês de julho em Lyon
Juliana Michaela L. Vieira*
O professor doutor associado aos programas de pós-graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM) e Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) e um dos coordenadores do grupo de pesquisa Multimundos, Pedro Pinto de Oliveira, participará em Lyon, na França, 10 de julho, do painel Flow 34, espaço para apresentação de áudio e o/ou visuais inovadores de vários países que integram o Congresso da Associação Internacional para Pesquisa em Mídia e Comunicação (IAMCR).
Na Flow 34, o professor Pedro Pinto irá apresentar o ensaio audiovisual científico “Cenas da extrema direita no Brasil: a fusão do militarismo e valores religiosos”. O professor destaca que o ensaio audiovisual científico é uma nova forma de comunicar ciência entre os pares, com potência para alcançar outros públicos.
No ensaio audiovisual científico é analisado, segundo o professor, pelo processo de montagem, uma análise do período de quatro anos da gestão do ex-presidente Bolsonaro, sustentada pelo militarismo e a religiosidade. O ensaio, disponível na íntegra neste link, mostra que após a derrota nas eleições de 2022, os seguidores do ex-presidente ocuparam as portas dos quarteis em todo o Brasil, pedindo que os militares “salvassem o Brasil”. Queriam a volta da ditadura militar.
O ápice da ação dos seguidores do ex-presidente ocorreu no dia 08 de janeiro de 2023, com a tentativa de golpe ao regime democrático com o ataque aos três poderes (Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palacio do Planalto) em Brasília (DF). “Pelo grau de violência e de fúria dos manifestantes pode ser medida a influência do discurso de viés totalitário, antidemocrático de Bolsonaro ao longo do tempo”, relata Pedro Pinto no ensaio audiovisual científico.
Pedro Pinto participa ainda de uma sessão no dia 11 de julho, sobre as considerações epistemológicas, metodológicas, éticas e políticas envolvidas na investigação multimodal e o papel da IAMCR no apoio a este tipo de trabalho. O professor explica que multimodal são múltiplos meios, múltiplas formas da comunicação, como Literatura, Cinema e Teatro, expressões da multimodalidade da arte, por exemplo, onde está inserida a comunicação.
Os professores do PPGECCO, Pedro Pinto de Oliveira e Benedito Dielcio Moreira, desenvolvem há nove anos uma nova escritura em imagem e som para a comunicação de ciência entre os pares. A Conferência IAMCR 23 ocorre de 09 a 13 de julho, em Lyon, na França e tem como tema central “Habitar o planeta: Desafios para os média, a comunicação e mais além”. A IAMCR 2023 engloba duas questões centrais que constituem a sua base: O que significa ser humano num mundo digital? O que significa construir um futuro comum?
*Juliana Michaela L. Vieira – Jornalista e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO).