Pesquisadores

Coordenadores

Aclyse de Mattos – Doutor em Comunicação Social pela UFMG. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e com especialização em Propaganda e Marketing pela ESPM – RJ. Professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso onde leciona no Departamento de Comunicação Social – Curso de Publicidade e Propaganda. Tem experiência nas áreas da comunicação, literatura e artes. Participa do grupo de pesquisa Lugares da Arte pelo PPGEL da UFMT e coordena o projeto de extensão ComunicArte com atuação interdisciplinar dos cursos de Publicidade, Jornalismo, Cinema & Audiovisual e Música. Atua principalmente nas temáticas de poéticas, estéticas, narrativas, propaganda, marketing, recital e performance. Membro da Academia Mato-Grossense de Letras (cadeira 3), é o primeiro vice-presidente na gestão 2021-2023. Autor de Diversos livros publicados e premiados na área de Literatura.

  


Benedito Diélcio Moreira – Doutor em Filosofia com pesquisa sobre comunicação e educação pela Universität Siegen, Alemanha. Graduado em Jornalismo e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), é atualmente Pesquisador Associado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e professor do (ECCO) Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT. Cultura, Comunicação e Educação, Filosofia e Arte são os pilares básicos de suas pesquisas e são também temáticas sempre presentes em suas aulas sobre Cultura e Comunicação, Teorias da Comunicação, Educomunicação e Estudos das Tensões Contemporâneas. Foi Secretário de Comunicação da UFMT de 2008 a 2016. Integra a RedCom, Rede de Pesquisadores em Comunicação e coordena o Grupo de Pesquisa Multimundos.

  


Cristóvão de Almeida – Docente do Programa de Pós-graduação em Estudo de Cultura Contemporânea (ECCO), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do curso de Publicidade e Propaganda. É pós-doutor em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP, doutor em comunicação e informação pela UFRGS, mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC CAMPINAS). Pesquisador, vice-líder do grupo de pesquisa CRIANEGRA: Cultura, Comunicação e Educação; Integra o Grupos de Pesquisa: Multimundos Brasil e é coordenador de projetos de pesquisa e extensão na UFMT. Atua na área da comunicação social com ênfase em migrações, cidadania, comunicação, consumo de mídia e práticas culturais.

  


Pedro Pinto de Oliveira – Jornalista. Doutor em Comunicação pela UFMG. Pós-doutorado em Comunicação e Artes na UBI/Portugal. Professor e pesquisador associado ao ECCO/UFMT e PPGCOM/UFMT. Membro do GT de Comunicação e Política e do GT Públicos e Audiências da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e do GT Teorias e Métodos de Investigação em Comunicação da Associação Espanhola de Investigação em Comunicação (AE-IC). Áreas de interesse: Acontecimentos e Figuras Públicas; Ensaio Audiovisual Científico; Jornalismo Cinematográfico; Podcast de Construção Científica; Comunicação e Política; Públicos e Audiências; Teoria da Comunicação e Filosofia. É editor da seção de Comunicação, Cultura e Ciência do site pnbonline.com.br e criador e apresentador do podcast de divulgação científica Histórias de Boca.

  


Pesquisadores associados

Rita de Cassia Domingues dos Santos – Mestre pela ECA/USP, pianista, é bacharel em Composição e Regência pela UNESP. Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT), com período sanduíche na Bangor University (UK). É docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) e do Departamento de Artes da FCA/UFMT. Autora do livro Repensando a Terceira Fase Composicional de Gilberto Mendes (2019), realizou pesquisa sobre a ópera O Corvo Branco, de Philip Glass, na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente realiza estágio pós doutoral na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Projeto: “GALÁXIAS: matizes minimalistas na segunda fase composicional de Rodolfo Coelho de Souza”. Desenvolve também o projeto composicional da ópera “Cartas para Yataro.

  


Eveline dos Santos Teixeira Baptistella  

Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea – Comunicação e Cultura pela Universidade Federal de Mato Grosso – Brasil, é pesquisadora e professora de jornalismo na Universidade do Estado de Mato Grosso. Sua pesquisa é voltada para o campo dos estudos animais, estudos de mídia e das práticas de jornalismo ambiental e científico. Ela coordena ainda, na UNEMAT, o projeto de pesquisa “Estudos Animais e Mídia”, que inclui o estudo das relações entre animais humanos e não humanos na sociedade contemporânea e a representação dos animais não humanos na mídia.

  

Colaboradores

Débora Moreira Mello

Turismóloga pela Universidade do Estado de Mato Grosso, mestre em Geografia pela
Universidade Federal de Mato Grosso, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de
Cultura Contemporânea.

Marina Meira Coelho

Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT), Mestre em Física Ambiental (UFMT 2006)
Especialista em Genética, e Evolução (FACINTER 2006). Graduada em Biologia (UNIC, 2001). Graduada em licenciatura em Física (FAEP 2019).

Mirian Barreto Lellis

Jornalista. Doutoranda e Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea. Especialista
em Design Instrucional. Desenvolve pesquisas na área da Comunicação, Jornalismo
Científico, Cultura científica, percepção pública da ciência e estudos do cotidiano.

Julianne Caju

Cuiabana de Chapa e Cruz, Jornalista, Professora de Educação Profissional, Mestra em Educação pela UFMT e Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea na linha de pesquisa Comunicação e Mediações Culturais sob a orientação do Professor Doutor Diélcio Moreira.

Ivoneides Amaral

Bacharel em Ciências Sociais, licenciada em Pedagogia, Mestre em Culturas
Contemporâneas (UFMT), doutoranda dos Estudos de Cultura Contemporânea
(UFMT). Professora do Ensino Superior
e Médio (SEDUC).

Téo de Miranda

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGE-ECCO/UFMT), atua na linha de pesquisa Comunicação e Mediações Culturais. Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (2013-2015), com graduação em Comunicação Social (UFMT, 2003-2007).

Vinícius Appolari

Artista visual e fotógrafo com participação em diversos salões e premiações. Elaborador e promotor do evento acadêmico cultural ‘Semana da Imagem’. Doutorando do PPG ECCO, Estudos de Cultura Contemporânea na UFMT, é professor de Fotografia do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Lucas do Rio Verde

Paula Roberta Ramos Libos

Arquiteta e Urbanista de formação, UNIC (2001), mestra em Física Ambiental pela UFMT (2007), especialista em Sistema Viário Urbano e Mobilidade Urbana, FAIPE (2017). Diretora da FAUET - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Tecnologia da UNIC

Priscila L. Freitas

Doutoranda pelo PPGECCO-UFMT. É formadora convidada na MT Escola de Teatro/UNEMAT. É professora de Língua Portuguesa na E. E. Prof. Antônio Epaminondas e iluminadora atuante no mercado de criação, montagem e operação de luz para peças de teatro, performances, shows e audiovisuais.

Dalila Rodrigues

Mestranda no PPG ECCO - Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de
Mato Grosso. Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pelo Instituto
Várzeagrandense de Educação (2010). Pesquisa "O falar cuiabano na cultura contemporânea" É integrante da Rede de Pesquisa Multimundos, no âmbito da UFMT.

Juliana Michaela Leite Vieira

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade
Federal de Mato Grosso - UFMT. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Estudos da
Cultura Contemporânea e Doutoranda pelo mesmo programa.

Ana Paula Peixoto de Lima Jesus 

Fisioterapeuta e Educadora Física, mestranda do ECCO. Iniciei os trabalhos no Instituto Desportivo da Criança, em 2005 como voluntária, fui estagiária, professora e, em 2008, assumi como coordenadora dos Programas Sociais. Destaco aperfeiçoamento profissional em elaboração e gestão de projetos sociais.

Gisela de Oliveira Gusmão

Psicóloga Clínica e Social (2015) pelo Centro Universitário São Camilo/SP; Psicanalista
de Casal e Família (2018) - Laços Psicologia. Especialista em Geriatria e Gerontologia
(2020) - Anhanguera/UNIDERP. Mestranda no PPGECCO- UFMT, participa dos grupos
ContemporArte e Multimundos. Membro da APTF.

Juliana Santana dos Santos

Possui Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal
de Mato Grosso (2020). Graduada em Comunicação Social com habilitação em
Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso - campus Araguaia (2017). Tem
experiência nas áreas de Comunicação, Cultura e Ativismos.

Talita Futado de Queiroz Franco

Mestranda em Comunicação e Poder (PPGCOM-UFMT). Possui graduação em
Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2020) e
graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010).
Atualmente é Técnica em Necropsia - Perícia Oficial e Identificação Técnica-
POLITEC.

Gracielly Soares Gomes

Jornalista, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPG/ECCO) da UFMT e doutoranda pelo mesmo programa. Atua como jornalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Maria Teresinha Dias

Graduada em História pela UFMT (1992). Professora da educação básica - SEDUC/MT.
Possui Pós-graduação Lato sensu em Coordenação Pedagógica pela UFMT. Atualmente,
cursando mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura
Contemporânea - UFMT.

Lohaine Barbosa Lohmann

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMT. Mestre do
Programa de Estudos de Cultura Contemporânea - UFMT. Estágio de investigação
realizado na Universidade da Beira Interior durante de 3 meses. Graduada pelo curso de
Comunicação Social- Radialismo pela UFMT.

Hanna Thryccia de Almeida Oliveira

Graduada em licenciatura em artes visuais pelo centro
universitário claretiano, especialização em história da arte (claretiano),
mestranda em estudos de cultura contemporânea pela universidade federal de
Mato Grosso (ECCO-UFMT), professora pela rede municipal de Cuiabá.

Nadia Moncada

Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso
(UFMT). A sua pesquisa centra-se na potencialidade dos ensaios audiovisuais para comunicar os
achados da ciência em América Latina e a Península Ibérica. Possui graduação em Comunicação
Social - Universidad Centroamericana Manágua.

Tania Mara Rauber

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Cenecista de Sinop e mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso. Desde a graduação atuou no mercado da comunicação, com experiência no jornalismo televisivo, online e impresso, e breve passagem pela docência.